Loading...

Mastim Persa: Se Apaixone Pelos Gigantes Iranianos

Esse grandão é raro e tem uma história fascinante. Confira.

Já ouviu falar do Mastim Persa, também conhecido como Mastiff Persa? Se a resposta for não, você está prestes a se encantar por uma raça que carrega consigo uma história rica e de bravura.

Anúncios

Não apenas no tamanho, eles carregam consigo na aparência também, uma enorme história e muito carisma. Pronto pra se apaixonar?

Como é a raça

Se você acha que o Fila é o maior cachorro que existe, acredite: você está enganado. O Mastim Persa ganha em primeiro lugar pelo seu porte físico, que faz muitos outros cachorros parecerem minúsculos. Aqui estão algumas características marcantes:

  • Tamanho: Gigante. Os macho podem medir de 80 a 95 cm, enquanto as fêmeas alcançam de 75 a 85 cm;
  • Peso: Machos atingem de 50 a 87 kg, e as fêmeas de 45 a 66 kg;
  • Pelagem: Curta, com uma camada de sub pelo;
  • Cores: Variadas, mas os tons de creme e dourado são os mais comuns, tendo também em cor preta;
  • Expectativa de vida: de 12 a 17 anos.

Mais do que sua aparência, a raça é conhecida por sua lealdade e coragem. Eles são protetores natos, sempre atentos ao ambiente ao seu redor.

Anúncios
Imagem: Instagram @sarabi_mastiff

Origem do Mastim Persa

O Mastim Persa como o próprio nome já diz, teve origem durante na região da Pérsia. durante antigo Império.

Criada em terrenos áridos e montanhosos, a raça se destacou como um animal de resistência, força e bravura, e foi usado em atividades que exigiam vigor físico, como a guarda e a proteção de rebanhos contra predadores.

Além disso, os relatos históricos dizem que graças à sua força e tamanho imponente, eles estiveram nos campos de batalha. Eles marcharam ao lado de exércitos persas, como símbolos de poder e também como valiosos guerreiros em combates corpo a corpo, desestabilizando inimigos e protegendo seus mestres.

Com o passar dos séculos, a necessidade de cães de guerra diminuiu, e o Mastim Persa passou a ser mais valorizado como cão de guarda e como companheiro fiel para famílias. Nada mais justo.

Anúncios
Imagem: Instagram @sarabi_mastiff

Saúde

O Mastim Persa, como todo cão de grande porte, tem seus prós e contras no que diz respeito à saúde. Em termos positivos, esta raça é conhecida por sua incrível força e resistência. No entanto, problemas como a displasia do quadril é uma das mais comuns em cães de grande porte.

Além disso, eles necessitam de espaços grandes para se movimentarem e se exercitarem adequadamente. A falta de atividade física pode levar a problemas ósseos e de sobrepeso, além de estresse ou até mesmo depressão.

Imagem: Instagram @siavash.roodkhan

Temperamento x adestramento

Apesar de sua lealdade e natureza protetora, o Mastim Persa é conhecido por ser um tanto teimoso. Esta característica, somada ao tamanho imponente, pode tornar o adestramento um desafio. É fundamental começar a treiná-lo desde filhote, de forma constante e firme, no entanto sem punições.

Por mais amigável e amável que seja, ele tem tanta tendência a agressividade como qualquer outro cão, com o agravante do seu tamanho e sua força. Por isso o ideal é começar o quanto antes, e com muita paciência.

Imagem: Instagram @sarabi_mastiff

Curiosidades

Para finalizar, que tal algumas curiosidades sobre este gigante iraniano?

  1. Raridade: Devido à sua origem e história, o Mastim Persa é considerado uma raça rara, sendo majoritariamente encontrado no Irã;
  2. Valor: Você sabia que um Mastim Persa pode custar até 1 milhão de reais?! Sua linhagem e características únicas o tornam uma verdadeira joia canina, que pode ser muito difícil de se conseguir;
  3. História: Há registros de que a raça foi usada até mesmo por Ciro, o Grande, em suas campanhas militares;
  4. Ligação com a família: Apesar de seu tamanho e história como cão de guerra, o Mastim Persa é extremamente ligado à sua família humana, sendo muito carinhoso e protetor;
  5. Adaptável: Apesar da sua pelagem específica, essa raça consegue se adaptar bem tanto a climas mais quentes (com o de seu país de origem), até temperaturas menores devido a camada de subpelo que possui

Companhia inestimável

Seja guardando rebanhos, marchando ao lado de exércitos ou simplesmente sendo um fiel companheiro de família, a presença do Mastim Persa é sinônimo de proteção e confiança.

E mesmo sendo uma raça rara e, desafiadra – seja em termos de saúde ou adestramento – a recompensa de ter um Mastim Persa ao seu lado é inestimável. Seu caráter nobre e sua ligação profunda com seus donos fazem dele um amigo para toda a vida.