Loading...

Sorvete Para Cachorro: Risco ou Delícia Gelada?

Não dê nada ao seu cão antes de saber se sorvete é uma boa pedida.

Degustar um sorvete no calor é uma das melhores sensações que existem, não é mesmo? Agora, imagine a cena: você, na varanda de casa, saboreando seu sorvete favorito e, de repente, seu cachorro te olha com aqueles olhinhos, pedindo um pouquinho.

Anúncios

Mas, pode dar sorvete para cachorro? Antes de ceder aos encantos do seu amigão, você precisa saber se é seguro dar esse alimento. Por incrível que pareça, nem todo alimento humano faz mal pros cães.

Resta a pergunta: será que o sorvete está na lista?

Afinal, cachorro pode tomar sorvete?

Vamos direto a resposta: quando estamos falando de sorvetes industrializados, eles são tóxicos por causa de alguns ingredientes.

Anúncios

Xilitol, por exemplo, usado em produtos diet e pode ser extremamente nocivo para os cachorros.Segundo um estudo de 2004 publicado na revista da Associação Médica Veterinária Americana, mesmo a ingestão de menos de uma grama por quilo do animal, pode causar sintomas de intoxicação.

Além disso, o chocolate é tóxico. Fora o alto teor de açúcar e lactose que outros ingredientes podem causar complicações a longo prazo. Resumindo: sorvete industrializado? Jamais.

Então como aliviar o calor do seu cãozinho? Com sorvetes caseiros e naturais. Essas são opções seguras para cães (e pra você também, claro). Pegue o caderninho e anote as receitas.

Receita de sorvete para cachorro

Antes de ir pras receitas, é bom lembrar que mesmo sendo preparadas especialmente para os cachorros e com ingredientes naturais, essas delícias devem ser oferecidas com moderação, servindo como petisco e não como refeição.

Anúncios
Imagem: Instagram @phbt_jack

1.Sorvete de banana e manteiga de amendoim

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim sem xilitol ou açúcar adicionado (leia atentamente as informações nutricionais antes de comprar)

Modo de fazer: Misture ambos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência homogênea. Despeje em moldes de gelo e congele por algumas horas.

2.Sorvete de abóbora

Ingredientes:

  • 1 xícara de purê de abóbora (não o recheio de torta);
  • 1/2 xícara de iogurte natural.

Modo de fazer: Misture bem os ingredientes e despeje em moldes de gelo. Congele por algumas horas.

3.Sorvete de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de morangos ou pacote de frutas vermelhas;
  • 1/2 xícara de água.

Modo de fazer: Misture as frutas e a água no liquidificador. Despeje em moldes de gelo e congele.

Imagem: Instagram @esko_theblacklab

Que alimentos os cães podem comer?

A dieta do seu cachorro pode ter mais do que sorvete como petiscos e agrados. Outros alimentos podem ser uma adição saudável à dieta do seu pet. Por exemplo, frutas como maçãs (sem sementes, sempre) e legumes como cenoura podem ser ótimos lanches. Fora os temperos.

No entanto, quando o assunto são os temperos, é preciso cuidado. Cebola e alho, po exemplo são tóxicos para os cães. Mas outros estão na lista de temperos aprovados pra incrementar as refeições do seu pet.

Lembre-se: introduzir qualquer novo alimento, deve ser gradualmente, observando sinais de alergia ou intolerância. E, quando em dúvida, procure sempre o conselho de um nutricionista de animais.

Agora que você já sabe como refrescar seu pet, que tal preparar um sorvetinho natural? Eles com certeza vão agradecer com muitas lambidas de carinho.